TEMÁTICA: RELAÇÕES SOCIAIS
MOMENTO 1
a Relembrar a brincadeira do copo da aula anterior.
MOMENTO 2 (COLETIVO)
APRESENTAÇÃO,
PELO GRUPO, DA IDEIA PARA AULA DO DIA:
- Vocês
contaram para nós um pouquinho da história de vocês. Alguns disseram quem são
os melhores amigos e também o que gostam de comer. Às vezes, uma comida
nos lembra um amigo especial. Pois então, nós vamos ver
aqui uma história que fala um pouquinho disso: de amizade, de brincadeira, de
desentendimento e... de comida.
MOMENTO 3 (COLETIVO)
PROJEÇÃO EM
SLIDE DO TEXTO: BRIGA DE UMA NOTA SÓ
Autor:
Izomar Camargo Guilherme, São Paulo: Editora Moderna, 1992)
A história é contada com a ajuda dos alunos que vão dizendo o que vêem em cada cena.
MOMENTO 4 (COLETIVO/INDIVIDUAL)
BUSCAR COM
ELES O COMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA. FECHAR COM A SÍNTESE DA HISTÓRIA.
“dois amigos
que saem para brincar de bola e encontram uma nota. Cada um quer ficar com ela para si. Brigam
por causa do dinheiro. Resolvem a briga comprando, com a nota encontrada, dois
sorvetes: um para cada um...”.
PARTE II (INDIVIDUAL)
- Leitura do próprio nome. Leitura do nome dos personagens (cachorro, porco, macaco); dos
objetos (bola, dinheiro, carrinho de sorvete, buzina) e do nome do alimento que
aparece no texto (sorvete).
- Colorir e
recortar o próprio nome .
-
Identificar o próprio nome entre outros nomes.
- Colar o próprio nome no sorvete montado em em cartaz
PARTE III (INDIVIDUAL-SEM INDICAÇÃO
DA ATIVIDADE ESPECÍFICA A SER ABORDADA)
- Atividade
no software.
- Atividade
de colorir para o grupo menor (crianças que não têm se interessado pelo
software).
- Entrega de
marca texto com o nome de cada aluno(a). Identificação e leitura do próprio nome .
o momento da leitura da obra literária foi de grande envolvimento dos estudantes, além de ter sido muito tranquilo, sem dispersão.
ResponderExcluirOs estudantes gostaram de identificar seus nomes em meio a outros nomes. O aluno D, ficou feliz ao mostrar que sabia também reconhecer o nome de um grande amigo que está no grupo.
Olá!
ResponderExcluirNessa aula, como percebemos foi trabalhado muitas atividades de leitura e escrita. Pensei que, aos estudantes que não se interessam pelo software Participar, fosse oferecido o software Consciência Fonológica que utiliza o método fônico para a alfabetização destes alunos. Parabéns aos colegas pela realização da aula!
Olá,
ResponderExcluirEssa aula foi uma aula envolvente, foi um dos momentos de aula coletiva em que mais pude perceber o envolvimento e a participação dos alunos...eles atentos às imagens da história iam contando cada um ao seu modo o que percebiam naquelas imagens. Bem assim foi o trabalho nos pequenos grupos e também no computador...os alunos atentos, participativos e interessados. Parabéns pela escolha da aula e da condução da mesma.