quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Aula do Dia 24-11


TEMÁTICA: RELAÇÕES SOCIAIS

MOMENTO 1
a       Relembrar a brincadeira do copo da aula anterior. 

MOMENTO 2 (COLETIVO)
APRESENTAÇÃO, PELO GRUPO, DA IDEIA PARA AULA DO DIA:
- Vocês contaram para nós um pouquinho da história de vocês. Alguns disseram quem são os melhores amigos e também o que gostam de comer. Às vezes, uma comida nos  lembra  um amigo especial. Pois então, nós vamos ver aqui uma história que fala um pouquinho disso: de amizade, de brincadeira, de desentendimento e... de comida.


MOMENTO 3 (COLETIVO)

PROJEÇÃO EM SLIDE DO TEXTO: BRIGA DE UMA NOTA SÓ
Autor: Izomar Camargo Guilherme, São Paulo: Editora Moderna, 1992)




  












A história é contada com a ajuda dos alunos que vão dizendo o que vêem  em cada cena.

MOMENTO 4 (COLETIVO/INDIVIDUAL)

BUSCAR COM ELES O COMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA. FECHAR COM A SÍNTESE DA HISTÓRIA.
“dois amigos que saem para brincar de bola e encontram uma nota.  Cada um quer ficar com ela para si. Brigam por causa do dinheiro. Resolvem a briga comprando, com a nota encontrada, dois sorvetes: um para cada um...”.

PARTE II (INDIVIDUAL)

- Leitura do próprio nome. Leitura do nome dos personagens (cachorro, porco, macaco); dos objetos (bola, dinheiro, carrinho de sorvete, buzina) e do nome do alimento que aparece no texto (sorvete).
- Colorir e recortar o próprio nome .



- Identificar o próprio nome  entre outros nomes.
- Colar o próprio nome  no sorvete montado em em cartaz


PARTE III (INDIVIDUAL-SEM INDICAÇÃO DA ATIVIDADE ESPECÍFICA A SER ABORDADA)

- Atividade no software.
- Atividade de colorir para o grupo menor (crianças que não têm se interessado pelo software).
- Entrega de marca texto com o nome de cada aluno(a). Identificação e leitura do próprio nome .



3 comentários:

  1. o momento da leitura da obra literária foi de grande envolvimento dos estudantes, além de ter sido muito tranquilo, sem dispersão.

    Os estudantes gostaram de identificar seus nomes em meio a outros nomes. O aluno D, ficou feliz ao mostrar que sabia também reconhecer o nome de um grande amigo que está no grupo.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nessa aula, como percebemos foi trabalhado muitas atividades de leitura e escrita. Pensei que, aos estudantes que não se interessam pelo software Participar, fosse oferecido o software Consciência Fonológica que utiliza o método fônico para a alfabetização destes alunos. Parabéns aos colegas pela realização da aula!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Essa aula foi uma aula envolvente, foi um dos momentos de aula coletiva em que mais pude perceber o envolvimento e a participação dos alunos...eles atentos às imagens da história iam contando cada um ao seu modo o que percebiam naquelas imagens. Bem assim foi o trabalho nos pequenos grupos e também no computador...os alunos atentos, participativos e interessados. Parabéns pela escolha da aula e da condução da mesma.

    ResponderExcluir