quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Aula do dia 17-11

A Aula se inicia com a brincadeira dos copos:

Após a brincadeira dos copos, é apresentado aos alunos fragmentos da música Fome, Come da Palavra Cantada.

O fragmento da música é trabalhado em leitura coletiva:
Após Leitura coletiva os estudantes são organizados em grupos menores para leitura em prequenos grupos de palavras:
picolé, laranjinha, refrigerante, pamonha, sopa, caldo, feijoada, lasanha, sorvete.
As palavras são lidas evidenciando as sílabas que as compõem de depois os estudantes devem colocar palavras junto às imagens no mural:

 Finalmente, os estudantes vão para os computadores, trabalharem com o software participar, com o grupo de palavras "alimentos".



3 comentários:

  1. Aula muito interessante.
    O momento coletivo ainda causa um pouco de dispersão, mas acreditamos que devemos mantê-lo, poi esperamos que os estudantes participem de aulas em escola regular e nestas escolas há nuitos momentos coletivos.

    - A leitura de palavras em pequenos grupos foi muito interessante. dos 4 alunos do grupo que acompanhei, dois se mantiveram muito iteressados, e conseguiam fazer relações de sílabas de uma palavra com outra: lasanha, pamonha... por exemplo. Eles reconheciam as semelhanças.
    Os outros dois (W, 11 anos e P, 25 anos) estavam alheios, mas eram convidados o tempo todo a participar, sem que houvesse muita respostas, se mantiveram ignorando a atividade...

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não estava presente nesta aula: FOME COME. Penso que foi muito interessante mesmo, pois, os alunos foram desafiados a relacionar a fome com alimentos que se comem frios ou quentes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde a todos!

    Como fiz parte da elaboração dessa aula, posso dizer como foi gratificante e difícil ao mesmo tempo a escolha dela. Pensar, buscar, elaborar e visualizar como ia ser até sua concretização, foi um trabalho que exigiu muito envolvimento de todos, muito diálogo, muitos acordos e claro e porque não, alguns desacordos também. Dentre os momentos da aula, como já foi comentado aqui, de fato percebemos a dispersão dos alunos no momento de aula coletivo (que foi a batida dos copos), mas acredito que mesmo com a dispersão esse momento lúdico tenha contribuído para despertar neles o interesse em buscar conhecer as músicas desse grupo que é "Palavra Cantada", que entendo que possa contribuir com o aprendizado dos mesmos. Mas fomos compensados com o trabalho nos pequenos grupos, embora não tenha acompanhado nenhum aluno em específico neste dia, pois estava mais envolvida na organização da aula, percebi a motivação e o empenho dos professores na leitura das palavras com os alunos, bem como o interesse dos alunos em aprender aquelas palavras, não diferente disto foi o momento no computador, com um trabalho direcionado aos alimentos no software participar. Então deixo aqui meus agradecimentos a todos que contribuíram para que nossa aula não só se concretizasse, mais que ela fosse um momento de aprendizado rico e prazeroso.

    ResponderExcluir